São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bons ventos sopram a favor do surfe em SC

FELIPE FERNANDES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem imagina ter que esperar até o verão para surfar em Santa Catarina está perdendo as melhores ondas de Florianópolis.
Segundo o veterano surfista José Filomeno Neto, o Netão, ``a primavera é a melhor época do ano para surfar em Santa Catarina".
Durante o verão, além das praias lotadas, o surfista é obrigado a duelar com ondas bem menores que as encontradas durante o inverno e a primavera.
A melhor formação das ondas nesses períodos do ano se deve à maior intensidade dos ventos terrais –que sopram da terra em direção ao mar.
Se no inverno o traje obrigatório para o esporte é o "long-john" (roupa que cobre o corpo dos punhos aos tornozelos), em alguns dias da primavera é possível surfar com um colete de neoprene. Somente no verão dá para pegar onda sem sentir frio, vestido apenas de calção.
Não há como falar de surfe em Florianópolis sem mencionar a primeira edição do Hang Loose Pro Contest, realizado em 86.
Esse acontecimento não foi um marco na cidade simplesmente pelo volume de dinheiro que fez circular, mas porque a partir daquele ano a temporada de surfe na região foi antecipada para a primavera.
Depois desse primeiro evento, todas as pessoas ligadas ao surfe descobriram que, apesar da água fria, as melhores ondas catarinenses quebravam antes do verão.

LEIA MAIS Sobre surfe em Florianópolis nas págs. 6-12, 6-13 e 6-14.

Texto Anterior: Herança maia é o diferencial dos arredores
Próximo Texto: Pescadores proibiam esporte no inverno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.