São Paulo, sexta-feira, 21 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas abre 20 pontos à frente de Rossi

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se o segundo turno da sucessão paulista fosse hoje, o candidato do PSDB, Mário Covas, seria eleito com 53% dos votos. Seu advesário, Francisco Rossi (PDT), ficaria com 33%.
Esse é o resultado da pesquisa Datafolha realizada nos últimos dias 18 e 19 de outubro. Os dois candidatos oscilaram negativamente nesse levantamento.
Mas a redução do índice de Rossi foi mais significativa –caiu de 36% para 33%. Covas oscilou um ponto –de 54% para 53%. Essas variações estão dentro da margem de erro.
O dado mais curioso da pesquisa é o aumento da transferência de votos de eleitores petistas para o candidato do PSDB.
O levantamento constatou que 47% dos eleitores que votaram em José Dirceu (PT) no primeiro turno pretendem votar em Covas no segundo turno. Ficam com Rossi 29%.
Na pesquisa anterior, realizada após o primeiro turno, os eleitores de Dirceu se dividiam entre Covas e Rossi –39% para o tucano e 40% para o pedetista.
Ao contrário dos petistas, não houve alteração significativa entre os eleitores que votaram em Barros Munhoz (PMDB) –50% pretendem votar em Rossi e 39% em Covas (antes eram respectivamente 51% e 41%).
Também aumentou a preferência por Covas do eleitor que votou em outros candidatos no primeiro turno –61% para o tucano e 26% para o candidato do PDT (antes a diferença era de 51% a 35%).
A aferição do voto por região também apresentou alterações. No caso do eleitor da capital, Rossi caiu de 37% para 32% –Covas passou de 56% para 57%.
Na região metropolitana, onde Rossi obtém seu melhor desempenho, o pedetista caiu de 47% para 43%. Covas oscilou positivamente dois pontos –de 44% para 46%.
Isso fez com que o peessedebista superasse em três pontos seu adversário na região metropolitana (46% contra 43%). Antes, a vantagem era de Rossi –47% a 44%.
Mas o tucano caiu quatro pontos no interior –de 57% para 53%. Rossi oscilou um ponto –de 31% para 30%.
Segundo a pesquisa, Covas lidera com folga em todas as faixas de escolaridade, idade e renda.

Texto Anterior: Covas apóia medidas de Ciro
Próximo Texto: STF nega relaxamento da prisão de PC Farias; Senado aprova crédito para Forças Armadas; Flecha de Lima fala em exposição aeronáutica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.