São Paulo, sexta-feira, 21 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel faz ofensiva contra Hamas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo israelense vai iniciar ofensiva contra o grupo Hamas, que assumiu responsabilidade pelo atentado que matou pelo menos 21 pessoas em Tel Aviv anteontem –inicialmente Israel falava em 22 mortos, mas revisou o número.
"Aos sequestradores, atiradores e lançadores de bombas: os soldados e as forças de segurança de Israel vão pegá-los mais cedo ou mais tarde e seu destino será amargo", disse o premiê Yitzhak Rabin.
O início da ofensiva foi acertado numa reunião do gabinete. O governo decidiu manter fechadas por tempo indeterminado as fronteiras de Gaza e da Cisjordânia.
Outros detalhes da ofensiva foram mantidos em segredo, mas o ministro Shimon Sheetrit (Economia) admitiu a expansão dos poderes da polícia e a extensão do período de prisão administrativa.
As autoridades podem prender suspeitos sem julgamento por seis meses. Esse expediente foi utilizado contra a Intifada (revolta palestina contra a ocupação israelense).
Os ministros não comentaram rumores de que governo estaria discutindo prisões e expulsões em massa. Anteontem, Rabin afirmou que Israel enfrentava a "grande decisão" de separar árabes e judeus.
O gabinete também discutiu formas de parar o fluxo de recursos do Irã e dos EUA para o Hamas.
Em Washington, a procuradora-geral Janet Reno disse que o governo vai cooperar com Israel na investigação de norte-americanos que estariam financiando o Hamas.
Enquanto Israel promete ofensiva contra o Hamas, funcionários da OLP afastaram uma atitude semelhante e afirmaram que a "Autoridade Palestina quer a paz com Israel, mas a paz dentro da casa palestina é mais importante".

Texto Anterior: Falha em trem afeta exibição do Eurotúnel
Próximo Texto: Divulgada fita com o suposto terrorista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.