São Paulo, sábado, 22 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Merce Cunningham dá aula para público

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM NOVA YORK

A temporada de Merce Cunningham Dance Company em São Paulo –sexta-feira, sábado e domingo da próxima semana, no Sesc Pompéia– é uma oportunidade que vai além dos três espetáculos criados pelo último revolucionário vivo da dança moderna.
À parte as coreografias denominadas ``Events", o público poderá participar do chamado ``Study Day". O objetivo desta atividade, que o grupo de Cunningham vem realizando nos países que visita, é proporcionar contato mais profundo com o trabalho incomum do coreógrafo norte-americano.
Em São Paulo, o ``Study Day" de Cunningham será no sábado, das 14 às 17 horas. Começa com o elenco, que fará uma aula, seguida de ensaio. Depois virão os comentários de David Vaughan, responsável pelo acervo da Fundação Cunningham e um dos maiores conhecedores da obra do coreógrafo.
No final, o próprio Cunningham estará respondendo perguntas da platéia. Um dos símbolos da vanguarda deste século, ele permanece insuperável como inovador que fez do bailarino um simples indivíduo, que se move num espaço real, regido pelo acaso.
Dança como entidade independente, dissociada da música e da cenografia, são algumas das concepções de Cunningham que David Vaughan deverá explicar.
Desde 1959 trabalhando com Cunningham, Vaughan tem uma especialidade rara: historiador de dança. Nascido em Londres, hoje esse ex-bailarino passa a maior parte de seus dias em meio aos livros, videotapes, fotos e documentos da Fundação Cunningham.
Autor de um livro sobre Cunningham, que será lançado no final deste ano, Vaughan testemunhou o impacto causado pelo coreógrafo quando afirmou a auto-suficiência da dança.
``Houve muitas reações contra Merce, quando começou a demonstrar que dança não necessita de suportes. Para ele dança não imita nada, e isso não era aceito."
``Mas Cunningham influenciou todas as gerações seguintes. Ele criou realmente uma técnica, que não se resume a uma série de exercícios diários, que nunca mudam. A técnica de Cunningham está em constante evolução, porque questiona a estrutura do movimento."

Companhia: Merce Cunningham Dance Compamy
Quando: 28, 29 e 30 de outubro
Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 864-8544)
Quanto: R$ 30 (venda antecipada na bilheteria, de 10h às 19h, ou pelo tel. 816-0829)

Próximo Texto: Rauschenberg fez cenografias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.