São Paulo, sábado, 22 de outubro de 1994
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Rauschenberg fez cenografias

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM NOVA YORK

Além do compositor John Cage (1912-1994), com que manteve uma parceria artística por mais de 50 anos, Cunningham também teve expoentes das artes plásticas desenhando cenários e figurinos para suas coreografias.
Um deles foi Robert Rauschenberg, que tem uma sala especial na 22ª Bienal Internacional de São Paulo. Rauschenberg trabalhou com Cunningham pela primeira vez em 1954. A colaboração durou 11 anos.
Hoje, o papa da pop art cria cenografias (ou ``apresentações visuais", como ele prefere) para a coreógrafa Trisha Brown, com quem está revelando seus dotes de compositor. Rauschenberg compôs a música para a última coreografia de Trisha, que vai se apresentar em São Paulo em dezembro.
Com Cunningham, Rauschenberg seguiu o preceito de que uma colaboração não significa subordinação de uma arte a outra.
Para a coreografia ``Minutiae", que marcou a associação entre os dois artistas, a cenografia consistia em um objeto de aparência frágil, cheio de cordões e tiras de histórias em quadrinhos e um pequeno espelho dependurado.
``Era como um objeto da natureza, que os bailarinos podiam escalar, se aglomerar e caminhar através dele", comenta Cunningham.
(AFP)

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