São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duplicam casos de anorexia em Ribeirão

ADRIANA REZENDE
DA FOLHA NORDESTE

A procura por tratamento por parte de pessoas que sofrem de anorexia nervosa e bulimia dobrou este ano em Ribeirão Preto em relação ao ano passado.
Os dados são do Hospital das Clínicas e da Santa Casa, os dois únicos hospitais da região que tratam a doença.
Um doente com anorexia nervosa perde o apetite. A bulimia é caracterizada pelo exagero na alimentação seguido por medidas como a provocação de vômito.
``As características econômicas de Ribeirão e região favorecem o aparecimento da doença", afirma Paulo César Monteiro dos Santos, 47, psiquiatra do Ambulatório de Distúrbios Alimentares do HC.
O perfil do doente que sofre de anorexia, em 80% dos casos, é de pessoas de classe social alta. A doença se manifesta em mulher branca, na faixa etária entre 12 e 18 anos.
Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que em um em cada dez casos ocorre morte por desnutrição, parada cardíaca ou suicídio.

Texto Anterior: Prefeitura admite não priorizar social
Próximo Texto: Fogo destrói 21 mi m2 de matas em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.