São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro deixa direção da Opas; A FRASE; O NÚMERO; Cientistas pesquisam vacina contra câncer; Fadiga pode revelar problema coronário; Dieta deficiente afeta a função pulmonar

JULIO ABRAMCZYK

Brasileiro deixa direção da Opas
O médico brasileiro Carlyle Guerra de Macedo (foto) deixará a direção da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) a partir de 1º de fevereiro de 1994, cargo que ocupa desde 1983. Será substituçido pelo atual sub-diretor, Sir George Alleyne, de Barbados, eleito recentemente pelo conselho executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A FRASE
``Os diretores de hospitais (da rede pública) são, na sua maioria, nomeados por interesses políticos e não pela competência".
(da professora Lourdes de Freitas Carvalho, ex-diretora da Faculdade de Saúde Pública da USP, na revista ``Dignitas Salutis", do Sindicatos de Hospitais do Estado de São Paulo).

O NÚMERO
1
... bilhão de mulheres terão mais de 50 anos de idade no início do século 21, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Cientistas pesquisam vacina contra câncer
Nos últimos anos, cientistas notaram uma relação entre o câncer do colo do útero e a infecção dessa área pelo papilovirus humanos, que provoca verrugas genitais e é transmitido sexualmente. A partir desta observação, passaram a estudar a possibilidade de fabricar uma vacina contra a doença. A vacina neutralizaria o vírus, impedindo o surgimento do câncer, segundo o médico Jan Stjernsward, chefe da Unidade de Câncer da OMS. Enquanto não surge a vacina, o especialista destaca a importância e eficácia comprovada dos exames preventivos anuais do câncer genital feminino.

Fadiga pode revelar problema coronário
A ``angina pectoris" (angina de peito), que sugere problemas das coronárias, pode esta ausente em muitos doentes, afirmam Maria Cecília Solimene e José Antonio F. Ramires, do Incor, na revista ``Arquivos Brasileiros de Cardiologia". Conhecidos como portadores de ``isquemia silenciosa", a dor torácica é substituída por falta de ar, palpitação e fadiga. O prognóstico é o mesmo dos que têm dor e o mecanismo que impede o surgimento da dor ainda é desconhecido.

Dieta deficiente afeta a função pulmonar
Uma dieta pobre em magnésio (um importante co-fator em processos enzimáticos) afeta a função pulmonar e poderia estar relacionada com a asma e outras doenças respiratórias como bronquite e enfisema, segundo trabalho conjunto de John Britton (Inglaterra), e Scott Weiss (EUA), publicado na revista ``The Lancet". Eles estudaram 2.500 pacientes e acharam evidências da importância da ingestão de magnésio na alimentação como fator determinante para uma adequada função pulmonar.

Texto Anterior: Livro explica cuidados básicos
Próximo Texto: Televisão quebra e leitor se queixa de demora de conserto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.