São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ladrões levam 100 kg de ouro de avião

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Dois assaltantes roubaram anteontem à noite cerca de 100 kg de ouro em barras que estavam sendo transportados no avião Dash-8, prefixo PT-0KE, da empresa de aviação regional Taba (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica).
Segundo a empresa, o ouro era de garimpeiros e mineradoras que trabalham na província do Tapajós (oeste do Pará) e seria levado para o Banco Central, em Belém (PA).
O assalto, que ocorreu 15 minutos após a decolagem em Itaituba (900 km de Belém), não foi imediatamente percebido pelos 30 passageiros. Os assaltantes obrigaram o piloto a voltar ao aeroporto e parar na cabeceira da pista.
Em seguida, mandaram o comissário de bordo abrir o bagageiro para a retirada dos malotes que continham as barras. Eles fugiram pelo mato que cerca o aeroporto.
Os passageiros protestaram contra a falta de revista no instante do embarque. Segundo o padre Bruno Sechi, do Centro de Defesa do Menor em Belém, que estava no avião, não há qualquer tipo de controle no embarque em Itaituba.
O transporte de ouro em barras por avião pela Taba começou a ocorrer em setembro passado, após a instalação do mercado secundário do ouro em Itaituba.
O mercado é controlado pelo Banco Central, que recebe o ouro em barra das fundidoras e expede cautelas (termo de propriedade do metal) para garimpeiros e mineradoras. O mercado foi idealizado pelo governo do Estado para evitar o contrabando de ouro na região.

Texto Anterior: Recurso deve crescer em 95
Próximo Texto: `Chuva' de bolinhas encerra mostra de arte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.