São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994 |
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Abertura incentiva busca de novos negócios
DA REPORTAGEM LOCAL A abertura da economia é o grande propulsor das marcas próprias. A possibilidade de importar bons produtos a preços competitivos anima investimentos dos supermercados.Os consumidores terão à disposição azeite espanhol, argentino ou português, pêssegos em calda da Grécia, vinhos franceses e alemães e sabão em pó de Portugal com preços até 20% menores que o dos similares nacionais que lideram as vendas. Em 95, o Carrefour quer estampar sua marca nas latas do famoso azeite espanhol Carbonell. O contrato para fornecimento está quase fechado. O Makro comemora o que encara como situação privilegiada. A rede holandesa tem 110 lojas espalhadas por 15 países e uma central unificada de compras. Ela garante grande poder de fogo na negociação de preço com os fornecedores. ``O pedido agregado de compra possibilita uma boa redução nos valores", diz Álvaro Souza Lima. No caso de vinhos, o Makro só vende sua marca própria importada. O alemão Rudolf Keller é uma das estrelas. A empresa importou 200 contêineres em 94. No Sendas, que está criando um departamento exclusivo para administrar suas marcas, os importados também terão espaço. Antes do Natal, o consumidor do Sendas deve encontrar nas prateleiras azeite português e pêssego em calda da Grécia. Na rede Pão de Açúcar, a dona-de-casa já tem como nova opção de marca própria o sabão em pó Alv, importado de Portugal. Ele custa entre 10% e 15% menos que o Omo, líder de mercado. Segundo Souza Lima, do Makro, na pioneira Inglaterra as marcas próprias representam 30% das vendas do varejo. Projeções indicam que no setor de alimentos elas saltarão para 37% no ano que vem. Na Alemanha, 23% do total comercializado ostentam marcas próprias e na França elas respondem por 20% do movimento. Texto Anterior: Marcas próprias se tornam líderes Próximo Texto: Hora de irrigar; Hora de investir; Defesa insuficiente; Prejuízo operacional; Arrumando a casa; Inovação e gestão; Mercado externo; Torcida fiel Índice |
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