São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abertura incentiva busca de novos negócios

DA REPORTAGEM LOCAL

A abertura da economia é o grande propulsor das marcas próprias. A possibilidade de importar bons produtos a preços competitivos anima investimentos dos supermercados.
Os consumidores terão à disposição azeite espanhol, argentino ou português, pêssegos em calda da Grécia, vinhos franceses e alemães e sabão em pó de Portugal com preços até 20% menores que o dos similares nacionais que lideram as vendas.
Em 95, o Carrefour quer estampar sua marca nas latas do famoso azeite espanhol Carbonell. O contrato para fornecimento está quase fechado.
O Makro comemora o que encara como situação privilegiada. A rede holandesa tem 110 lojas espalhadas por 15 países e uma central unificada de compras. Ela garante grande poder de fogo na negociação de preço com os fornecedores.
``O pedido agregado de compra possibilita uma boa redução nos valores", diz Álvaro Souza Lima.
No caso de vinhos, o Makro só vende sua marca própria importada. O alemão Rudolf Keller é uma das estrelas. A empresa importou 200 contêineres em 94.
No Sendas, que está criando um departamento exclusivo para administrar suas marcas, os importados também terão espaço.
Antes do Natal, o consumidor do Sendas deve encontrar nas prateleiras azeite português e pêssego em calda da Grécia.
Na rede Pão de Açúcar, a dona-de-casa já tem como nova opção de marca própria o sabão em pó Alv, importado de Portugal. Ele custa entre 10% e 15% menos que o Omo, líder de mercado.
Segundo Souza Lima, do Makro, na pioneira Inglaterra as marcas próprias representam 30% das vendas do varejo. Projeções indicam que no setor de alimentos elas saltarão para 37% no ano que vem.
Na Alemanha, 23% do total comercializado ostentam marcas próprias e na França elas respondem por 20% do movimento.

Texto Anterior: Marcas próprias se tornam líderes
Próximo Texto: Hora de irrigar; Hora de investir; Defesa insuficiente; Prejuízo operacional; Arrumando a casa; Inovação e gestão; Mercado externo; Torcida fiel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.