São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil derrota as sul-coreanas e se classifica invicta em 1º

SÉRGIO KRASELIS
ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

A seleção brasileira feminina terminou invicta a primeira fase do 12º Campeonato Mundial de Vôlei, encerrada ontem.
Na última rodada, venceu em Belo Horizonte (MG) a Coréia do Sul por 3 sets a 1 (parciais de 10/15, 15/10, 15/7 e 15/8).
O técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, da seleção brasileira, não ficou surpreso com a resistência das sul-coreanas. Disse que já esperava um jogo difícil. Elogiou as suas jogadoras.
``O espírito de reação foi bom. Valeu. O time tem prazer em jogar", desabafou o técnico tão logo terminou a partida, ressaltando também que a equipe da Coréia ``é muito veloz".
O Brasil venceu os três jogos da primeira fase –Romênia, Alemanha e Coréia. Perdeu só um set.
Bastaria apenas vencer um set na partida de ontem que a seleção nacional ficaria com o primeiro lugar do grupo. A Alemanha terminou em segundo e a Coréia em terceiro. Estes dois times ainda têm chance de chegar às quartas-de-final na repescagem.
As brasileiras voltam a jogar amanhã, novamente no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte. Mas as adversárias só serão conhecidas no sorteio de hoje, às 13h, que determinará o emparceiramento entre as primeiras colocadas dos quatro grupos.
Os times vencedores dos grupos estão classificados para as quartas-de-final, programadas para sexta-feira, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Ontem, o time brasileiro praticamente jogou com suas seis titulares -Ana Moser, Ida, Ana Paula, Hilma, Márcia Fu e Fernanda. No começo, falhou nos pontos que mais o técnico Bernardinho havia alertado: concentração e paciência.
Mesmo com o Mineirinho lotado, as coreanas saíram na frente (3 a 0), sacando forte. Um pouco tensas, as brasileiras não iniciaram bem na recepção e encontraram as coreanas bem postadas na defesa.
O primeiro set chegou a registrar empates (em 6 e 7 pontos). Mas a Coréia –que desde de sábado passara a contar com o reforço de Yoon-Hee Chang, que não participara da estréia contra a Alemanha por ter apresentado problemas no teste de feminilidade– avançou e, em 23 minutos, ganhou por 15/10.
No segundo set, O Brasil saiu na frente (6 a 1) e permitiu a reação coreana, que virou o marcador (8/9). As brasileirs logo se recuperaram (9 a 9) e avançaram para ganhar o set por 15/10.
No terceiro e quarto sets, apesar de alguns momentos de descontrole, as brasileiras garantiram a vitória (15/7 e 15/8) sem dificuldades.
Hilma, um dos destaques do Brasil, disse que ``todo o time jogou bem". Para ela, o sorteio de hoje não é motivo de preocupação. ``O único objetivo é ganhar, não adianta escolher adversário".

Texto Anterior: Artilharia em ação
Próximo Texto: Fernanda terá festa de 24 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.