São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luxemburgo nega erro e desdenha Sávio

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

O técnico do Palmeiras, Wanderley Luxemburgo, irritou-se depois da derrota de sua equipe por 2 a 0 para o Flamengo, anteontem no Maracanã.
O treinador não gostou de insistentes perguntas sobre um suposto erro tático: subestimar o atacante Sávio, fragilizando a marcação sobre ele.
Sávio, 20, marcou os dois gols da partida. O primeiro, num contra-ataque. No segundo, sofreu e cobrou pênalti de Antônio Carlos.
``Sávio não desequilibrou o jogo", disse Luxemburgo. ``Quem acha isso vai começar a compará-lo a Pelé, Zico e Maradona."
``Não podemos endeusá-lo. Calma com esse jogador. Ele tem tudo para vir a ser um dos melhores do país, mas com elogios assim vão acabar arrebentando-o."
Na véspera da partida, o técnico descartara atenção especial da marcação palmeirense com Sávio.
Nos dois gols, ele foi lançado quando só havia um adversário marcando-o. Ou seja, não houve cobertura –um segundo jogador para acompanhá-lo em caso de o primeiro ser driblado.
Nas duas últimas partidas, Sávio marcou cinco gols. Na quarta-feira, fez três pela seleção brasileira pré-olímpica contra a seleção chilena da mesma categoria.
Depois de 14 jogos, o Palmeiras perdeu a invencibilidade.
Luxemburgo acredita que a equipe foi lenta. Para o zagueiro Antônio Carlos, ``o Palmeiras não jogou nada".
Uma mudança tática foi decisiva para a vitória do Flamengo, que até sábado era o oitavo e último colocado do Grupo F do Campeonato Brasileiro.
Em vez de jogar com dois zagueiros, como vinha fazendo, passou a usar três. No meio-campo, três marcadores também dificultavam os ataques do Palmeiras.
No ataque, o Flamengo aproveitou a eficiência de Sávio, que chegou aos nove gols no campeonato.
``Voltei mais arejado da seleção olímpica", disse ele. O meia Marquinhos comemorou: ``Acabamos com a virgindade do Palmeiras".
Os jogadores e o técnico do Flamengo foram unânimes em apontar transformação do time. ``Vibramos e nos impusemos como não acontecia há muito tempo", afirmou o goleiro Gilmar.
Para o treinador Carlinhos, ``a equipe andava adormecida. Sem aplicação, não há esquema tático que resista".
Dois jogadores do Flamengo se contundiram e devem ficar sem jogar por pelo menos um mês.
O zagueiro Paulo Paiva distendeu músculo de uma coxa. O meia Nélio foi atingido em joelho pelo zagueiro Cléber.
(MM)

Texto Anterior: Craque do futuro bate campeão do presente
Próximo Texto: FLAMENGO 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.