São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Índice

Movimento surgiu nos anos 60

DA ``SPIN"

As origens dos "squatters" e "travelers" remontam a vários séculos. A onda atual de "squatting "começou na década de 60, quando famílias sem-casa e hippies jovens começaram a ocupar muitas propriedades desocupadas e abandonadas.
Pelo menos um terço dos squatters de hoje são famílias. Mas além de ser uma alternativa para quem não tinha onde morar, o "squatting" se tornou um reduto de cultura alternativa, da hippie até o punk, indie rock e rave.
Bob Geldof, Annie Lennox, Boy George, Seal e integrantes dos Shamen, Depeche Mode, My Bloody Valentine e Stereolab, todos já foram squatters. Johnny Rotten fez squatting com seu amigo Sid Vicious, depois de ser expulso de casa.
Para a maioria dos habitantes das casa, o squat, além de fornecer abrigo, é um estilo de vida. "Uma das normas implícitas dos squats, diz Sara, uma "squatter", "é que todo mundo faz o que quiser, dentro dos limites do razoável". A criatividade rola solta; os "squats" representam, de certo modo, o último reduto do espírito boêmio inglês.

Texto Anterior: Grupos se unem em defesa de `squatters'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.