São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marinha dos EUA detém petroleiro no golfo Pérsico

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um cruzador lança-mísseis da Marinha dos EUA interceptou Ontem no golfo Pérsico um petroleiro hondurenho suspeito de estar transportando óleo diesel exportado pelo Iraque. O navio foi conduzido ao Kuait.
O Iraque está proibido de exportar petróleo desde a Guerra do Golfo (1991), como parte das sanções econômicas impostas pela ONU após a invasão do Kuait por tropas iraquianas, no ano anterior.
Segundo um porta-voz da Marinha dos EUA em Dubai, o petroleiro Al Mahrousa foi interceptado pelo cruzador Leyte Gulf no norte do golfo. ``Nós o abordamos e o desviamos. Ele está cheio de óleo diesel que nós acreditamos ser do Iraque", afirmou.
O capitão do navio, cuja tripulação é paquistanesa e egípcia, disse que havia carregado as 3.000 toneladas de óleo no Irã. A Rádio Kuait afirmou, citando tripulantes, que o petroleiro foi abastecido em Basra (sul do Iraque).
Esta foi a segunda interceptação de navio que os EUA consideraram suspeito no golfo Pérsico em dez dias, em meio à elevação das tensões resultante da movimentação de tropas iraquianas perto da fronteira com o Kuait.
O presidente do Parlamento kuaitiano, Ahmad al Saadun, rejeitou ontem uma proposta oficial iraquiana para que se abra um diçalogo sobre o contencioso de fronteiras entre os dois países. ``O Iraque só tem uma saída, que aceitar todas as resoluções internacionais sobre o assunto", afirmou.
O envio de navios, aviões e dezenas de milhares de soldados norte-americanos à região do golfo Pérsico, nas últimas duas semanas, forçou o regime liderado por Saddam Hussein a declarar que reconheceria a soberania e as fronteiras atuais do Kuait, desde que a ONU abrisse uma discussão sobre o fim das sanções econômicas.

Texto Anterior: Bloqueio dos EUA é responsável pela situação
Próximo Texto: Vice-líder do Sinn Fein faz viagem a Londres; Sequestro mata três na Arábia Saudita; China aprova reunião entre Japão e Taiwan; Depósito de artilharia explode na Rússia; ONU não consegue abrir rota a Sarajevo ; Atentado no Egito mata turista britânico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.