São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tcheco conta que evitou FMI

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL A PRAGA

Não é apenas para o público interno que FHC demonstra confiança em relação ao futuro imediato do Plano Real.
``O governo controla os dados essenciais (da economia)", disse ontem o presidente eleito brasileiro ao premiê tcheco, o ultra liberal Václav Klaus.
Foi durante o encontro de 70 minutos (40 minutos além do previsto) que mantiveram na chancelaria brasileira em Praga.
Os dois ficaram satisfeitos pela constatação de que ambos os países fizeram planos de estabilização sem a necessidade de um acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional).
O liberal Klaus gabou-se de ter evitado o que chamou de ``intromissão do FMI".
Após o encontro, FHC contou que se entusiasmara com a proposta de Klaus para que o Mercosul estabelecesse vínculos com o CEFTA (iniciais em inglês de Zona Centro-Européia de Livre Comércio).
FHC disse que vai aproveitar sua ida a Buenos Aires, dia 2, para discutir tais vínculos com o presidente Carlos Menem e o ministro argentino da Economia, Domingo Cavallo.
Na parte da conversa que FHC qualificou de ``real business" (negócios concretos), acertaram o contrato para a construção de uma fábrica tcheca de cimento no Brasil.
A um jornalista espanhol que queria saber como um social-democrata como ele se aliava à ``oligarquia de direita" (alusão ao PFL), FHC respondeu: `À Frente Liberal assinou comigo um compromisso que leva em conta o social".
Antes do encontro com Klaus, FHC deu um passeio, durante a tarde, que incluiu o Cemitério Judeu e algumas ruas do centro de Praga.
(CR)

Texto Anterior: FHC quer aprovar Lei das Concessões já
Próximo Texto: PMDB condiciona apoio a FHC a cargos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.