São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Top of Mind mostra as marcas mais lembradas

DA REDAÇÃO

A Folha publica hoje a terceira edição do caderno Top of Mind, que traz as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros.
Foram omitidos do caderno as posições das marcas em cinco segmentos de produtos dos 22 pesquisados pelo Datafolha: pasta de dente, refrigerante, aparelho de som, cigarros e molho de tomate. pesquisados 22 segmentos de produtos.
Na comparação com a pesquisa do ano passado, a novidade ficou por conta do sabão em pó Omo, que empatou com a Coca-Cola na liderança das marcas campeãs do país.
A Coca-Cola, porém, continua disparada na frente da memória dos consumidores quando ele é levado a mencionar o que lhe vem à cabeça quando o assunto é refrigerante. 51% dos entrevistados associaram a marca ao produto. A Antarctica, segunda colocada, obteve 18%. A Fanta, outra marca da Coca, ficou em terceiro, com 7%.
Destaca-se ainda com folgada margem de vantagem em seu setor a Kolynos, com 67% de memorização no produto pasta de dente. Seu concorrente mais destacado, a Colgate, obteve 19%. Close-up e Signal ficaram, respectivamente, com 3% e 2%.
Hollywood, marca da Souza Cruz, manteve a liderança na categoria cigarros. 33% dos entrevistados mencionaram a marca, contra 8% para o Free, o segundo colocado e 7% para o Plaza.
Pela primeira vez, o Datafolha pesquisou o segmento de aparelhos de som. A Philips obteve 17% das menções dos entrevistados. O segundo lugar foi ocupado pela Gradiente, com 15%. A seguir colocaram-se a CCE, com 14%, Sharp e Sony, com 7% e Philco-Hitachi, com 5%.
A Cica, com duas marcas, obteve as duas primeiras colocações no segmento de molho de tomate. A Elefante foi apontada por 21% dos entrevistados e a Cica, por 20%. O terceiro lugar foi ocupado pela Arisco, com 14% de memorização. O Pomarola ficou com 9% e o Tarantella, 3%.
Para concluir o levantamento, o único divulgado pública e sistematicamente sobre o assunto no país, o Datafolha fez uma pesquisa nacional (ficaram de fora apenas Roraima e Amapá) com 8.125 pessoas em 255 municípios nos dias 5 e 6 de setembro.

Texto Anterior: Carne e feijão importados vão custar 25% menos
Próximo Texto: Preço do boi fica estável em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.