São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994 |
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Negociação é vital em programa de qualidade
DA REPORTAGEM LOCAL Qualquer programa de qualidade total implantado numa empresa deve levar em conta a necessidade de negociação, tanto com os fornecedores internos, quanto com os externos.Qualquer decisão estratégica deve ser negociada com o fornecedor. O custo da não-negociação pode ser a perda do cliente e da competitividade. Outro fator que ajuda a empresa a melhorar a qualidade e ganhar competitividade é um relacionamento especial com os fornecedores, devendo haver um sistema de verdadeira parceria. Esses foram os pontos básicos defendidos ontem no debate do fórum ``Cadeia de Negócios" promovido pela Folha e pelo Instituto Uniemp (Fórum Permanente das Relações Universidade-Empresa). Participaram do encontro Carlos Fernando Damberg, diretor de qualidade total da Siemens; Álvaro Malveiro, diretor da Asea Brown Boveri, e Decio Zylberstein, professor da FEA/USP, que debateram a ``Negociação na sequência produtiva". A tendência indica que as empresas devem considerar também como fundamental para atingir sucesso o aspecto confiança. Tal aspecto deve ser desenvolvido entre os departamentos internos e no relacionamento externo. Hoje é o último dia do ciclo de debates que acontece a partir das 19h30 no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar). A entrada é livre. O tema de hoje é ``Capacitação de fornecedores" e contará com a participação de: Fernando Vasconcelos, gerente da Rhodia; Marcelo Epstejn, superintendente da Credicard; Celso Varga, presidente da Freios Varga, e Helio Janny Teixeira, professor da FEA/USP. Texto Anterior: Bradesco lucra R$ 310 milhões em nove meses Próximo Texto: Ford vai gastar US$ 40 mi em publicidade Índice |
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