São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Loach faz importante retrato da vida comum

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

Se a intenção do diretor Ken Loach era mexer com as emoções do público, ``Ladybird, Ladybird" cumpre completamente seu objetivo.
É difícil não se sensibilizar com a história de Maggie (Chrissy Rock), que, depois de ser molestada pelo pai, que ainda agredia a mãe, e apanhar do último marido, perde a guarda de seus quatro filhos para o serviço social.
Já com pouca esperança de recuperar as crianças, Maggie encontra Jorge, um paraguaio que fugiu do país por problemas políticos e escolheu Londres para morar. Os dois se apaixonam e tentam começar uma outra vida, com nova casa e novos filhos. Mas os problemas causados pelo passado de Maggie, seu temperamento explosivo e a eterna disputa com o serviço social não permitem um cotidiano tranquilo.
Baseado em fatos reais, o filme depende muito do trabalho de Chrissy Rock, que para o bem de Loach tem uma interpretação impecável, recompensada com o prêmio de melhor atriz em Berlim.
Jorge aparece como o marido compreensivo, calmo e cheio de esperanças, o oposto do que Maggie havia encontrado nos seus relacionamentos anteriores.
Este foi o erro de Loach, que colocou na tela um personagem muito fraco, encenado por um ator que não acompanha a força de Chrissy Rock. O filme foi recebido com reservas pela crítica inglesa. Alguns questionaram a falta de objetividade de Loach, que não chega a criticar diretamente o serviço social ou a Justiça.
Mas não é isso o que o filme pretende. A história é sobre Maggie. Sobre as emoções de uma mulher privada de uma vida normal, com um marido e seus filhos, e punida pelos erros cometidos no passado.
Algumas críticas pontuais podem ser feitas ao trabalho de Loach. Mas o resultado final é consistente e os sentimentos de Maggie são facilmente entendidos pelo público. O que faz de ``Ladybird, Ladybird" um filme valioso –um importante retrato da vida comum.

Filme: Ladybird, Ladybird
Direção: Ken Loach
Elenco: Crissy Rock, Vladimir Vega
Onde: Belas Artes/ sala Carmen Miranda, hoje, às 22h (em inglês, sem legendas)

Texto Anterior: "Cintilação" expõe crise do tradicionalismo
Próximo Texto: Ford salva o faroeste com `Diligências'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.