São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Burocracia garantiu ascensão

VINÍCIUS TORRES FREIRE
DA REPORTAGEM LOCAL

A parte mais discutida da carreira acadêmica de Paulo Renato Souza não está nos três livros que publicou ou na tese que defendeu na universidade –o doutoramento sobre salários, emprego e setor informal nas economias atrasadas, de 1980.
A polêmica sobre o economista se limitou a uma portaria que regulava a carreira docente, que o beneficious e a outros professores da Unicamp em 1985/86.
A portaria permitiu que ele, então secretário da Educação de Montoro, disputasse a sucessão do reitor José Aristodemo Pinotti, seu amigo, e de quem era o candidato.
A portaria, publicada pela reitoria em maio de 1985 e baseada em decisão do Conselho Diretor da Unicamp, conferia a professores de nível MS-5 do quadro suplementar direitos do quadro permanente da universidade.
Em junho de 1985, o Conselho Diretor promoveu Paulo Renato para o nível da carreira que permitiria sua candidatura a professor-titular, o MS-5. Em resumo: o economista ``pulou" o concurso e a defesa de tese de livre docência, como admite Pinotti.
A discussão sobre a mudança institucional da Unicamp começara havia quatro anos e visava a reorganizar o quadro docente.
Segundo Pinotti, a universidade ficou 21 anos, até 1984, sem concursos para professor-titular, o título mais alto da carreira e requisito para a disputa da reitoria.
Em dezembro de 1985, o Conselho Diretor da Unicamp decidiu submeter a portaria ao Conselho Estadual de Educação (CEE).
O CEE, presidido pelo secretário da Educação, decidiu transformar parte da portaria em decreto. No dia em que este foi publicado no ``Diário Oficial", Paulo Renato era aprovado no concurso para titular, com grau máximo.
Paulo Renato publicou três livros. ``Quem Paga a Conta? Dívida, Déficit e Inflação nos anos 80" (Brasiliense, 1989), ``O Que são Empregos e Salários" (Coleção Primeiros Passos, Brasiliense, 1981) e ``Empregos, Salários e Pobreza" (Hucitec/Funcamp, 1980).
(Vinicius Torres Freire)

Texto Anterior: O PILOTO DA TRANSIÇÃO
Próximo Texto: Situação em Minas e DF se inverte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.