São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'É fácil entender as instalações'

LÚCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O responsável pelo departamento de marketing da Peugeot se irritou com o barulho do Salão do Automóvel, mas não se cansou ao percorrer os três pisos do Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera.
``Estou surpreso porque isso tudo é ao mesmo tempo sofisticado e engraçado", disse o francês Guillaume Bonneault, 22, sobre uma instalação multimídia em que o visitante tem a impressão de estar sendo perseguido por um cachorro a partir de imagens que aparecem em 12 televisores.
Bonneault chegou na semana passada a São Paulo e só conheceu os arredores do hotel onde está hospedado, no Morumbi (zona sul), e o parque de exposição do Anhembi, onde acontece o salão.
``É muito barulhento e cheio, mas em Paris as feiras de carros ainda são piores."
Foi a alguns restaurantes dos quais não lembra o nome e ao shopping Morumbi.
``A primeira coisa que fiz quando cheguei no shopping foi comprar a camisa nº 7 da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo, usada por Bebeto."
Pela primeira vez no Brasil, Bonneault vai ficar 16 meses. ``Essa viagem é um tipo de prêmio. Agora quero comprar um carro e conhecer a cidade."
Durante as duas horas que passou na Bienal, Bonneault quis ver todos os trabalhos e sobre quase todas as obras fez comentários.
``Muito fácil entender isso", disse, com ironia, depois de sair da sala com a instalação do israelense Ido Bar-el.
Gostou do pintor brasileiro Iberê Camargo (``muito bom") e da maioria dos chineses (``são politicamente engajados, eu gosto disso").
Fez várias comparações com o artista pop norte-americano Andy Warhol e com o pintor surrealista espanhol Salvador Dalí.
``Gostei da Bienal porque tudo é sempre diferente, uma surpresa", disse, ao sair do pavilhão.
Minutos depois, sentado no bar do MAM (Museu de Arte Moderna) –também no parque Ibirapuera–, ele disse: ``Um guaraná, por favor". Em português.

Texto Anterior: 'Só iria se meu sobrinho pedisse'
Próximo Texto: Pintora cochila na partida do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.