São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Índice

Pintora cochila na partida do Brasil

Barulho não atrapalhou a artista

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem todo mundo vibrou durante o jogo de vôlei entre Brasil e Japão, anteontem. A artista plástica Márcia Grostein, 45, que expõe na Bienal, cochilou em alguns momentos da partida no ginásio do Ibirapuera completamente lotado.
O barulho das cornetas e gritos de guerra não impediu o descanso da artista. A ``sesta" teria sido provocada pelo calor. ``Estou cansada e a temperatura me deixou mole", disse.
Márcia, radicada em Nova York desde 1978, veio ao Brasil participar da 22ª Bienal Internacional de São Paulo e para uma exposição retrospectiva de 20 anos de carreira no Masp.
Ela só resolveu ir à partida de vôlei após os apelos do sobrinho Júlio, 9, que a acompanhou ao ginásio.
Desconhecendo quase totalmente as regras do jogo, ela perguntava ``já acabou?" toda vez que algum técnico pedia tempo e nos intervalos para troca de quadra, entre os sets.
Durante a partida, Márcia se mostrou mais impressionada pela torcida do que pelos ataques, bloqueios e recepções.
``O colorido e o clima das pessoas torcendo é muito emocionante. Nos Estados Unidos, mesmo os fanáticos são mais comedidos", disse.
Mas as atletas também foram elogiadas, principalmente por sua forma física: ``é bonito ver as mulheres, elas são grandes".
A ``loucura" do ginásio Ibirapuera –multidão, calor e dificuldade para circular– não incomodaram a artista. ``Faz parte", afirmou.
Mesmo assim, Márcia preferiu sair antes do fim do jogo, mais precisamente quando o Brasil fez o 13º ponto do 3º set.
Na porta do ginásio, Márcia e Júlio fizeram um ``pit-stop" em uma barraquinha de cachorro-quente.
Após o sanduíche, com recheio apenas de mostarda e batatinhas, a artista foi a um carrinho de doces, a pedido do sobrinho, e comprou um brigadeiro (para ele) e um doce de batata roxa (para ela).
``Está tudo super bem organizado, tanto dentro do ginásio como a venda de comida aqui fora", afirmou.

Texto Anterior: 'É fácil entender as instalações'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.