São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMO FUNCIONA O ``CONSÓRCIO INFORMAL"

O QUE É
Um grupo de amigos ou parentes reúne-se para que todos adquiram um bem em um prazo predeterminado. Por exemplo, dez pessoas, para comprar um videocassete, no valor de R$ 500,00, em um prazo de dez meses.
PAGAMENTO
Cada integrante paga, todo mês, R$ 50,00, que corresponde a 10% do valor do videocassete. Sempre que seu preço aumentar, a prestação sobe na mesma proporção.
RECEBIMENTO
Com os recursos, compra-se um videocassete por mês, que irá para um dos integrantes do grupo, escolhido através de sorteio.
TÉRMINO
O grupo dissolve-se após os dez meses, depois que todos os seus integrantes receberam o bem determinado. No exemplo, um videocassete.
RISCO - 1
Se um ou mais integrantes do grupo deixarem de pagar as prestações, não haverá dinheiro disponível para comprar o bem para todos.
RISCO - 2
Se um integrante deixar de pagar as prestações, depois que já recebeu o bem, será difícil tomá-lo de volta, uma vez que não há amparo legal para a operação.
RISCO - 3
Como trata-se de um ``consórcio informal", não existe lei que o regulamente e, portanto, não há qualquer garantia para os ``consorciados".

Texto Anterior: Há opções de financiamento a longo prazo
Próximo Texto: Cuidado ao comprar quota
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.