São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Muçulmanos atacam perto de Sarajevo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tropas do governo bósnio atacaram ontem posições sérvias ao redor de Sarajevo. O ataque ocorreu em uma zona desmilitarizada e faz parte de uma ofensiva dos bósnios contra os sérvios.
Um porta-voz da ONU informou que foram mandados para a área soldados franceses da força de paz das Nações Unidas para tentar interromper os ataques.
Segundo o porta-voz, a ofensiva visou os vilarejos de Savorak e Lukavac, a sudoeste da capital.
O ataque foi lançado da zona desmilitarizada, mas fora da área de exclusão de armas pesadas, 20 km ao redor de Sarajevo.
Pelo menos 31 soldados das tropas sérvias foram mortos recentemente em ataques do Exército bósnio. Segundo os sérvios, os bombardeios foram feitos a partir da zona desmilitarizada.
Os sérvios da Bósnia perderam nesta semana mais de 200 km2 de território estratégico na região de Bihac, no noroeste do país.
As derrotas são um sinal de que os sérvios estão sentindo o impacto do aumento das sanções internacionais contra eles. O Exército bósnio, por sua vez, conseguiu melhorar seu potencial bélico.
O secretário-geral da ONU, Boutros Boutros-Ghali, disse ontem em Bucareste (Romênia) que a intervenção da Otan (aliança militar ocidental) com ataques aéreos na Bósnia será proporcional às eventuais agressões contra soldados da força de paz da ONU.
A ONU e a Otan fecharam na sexta-feira um acordo que dá à segunda maior autonomia para realizar ataques aéreos.
Boutros-Ghali não comentou a proposta feita anteontem pela embaixadora dos EUA na ONU, Madeleine Albright, que pediu que seja dado um prazo de seis meses para que seja fechado um acordo de paz na região.
Se isso não ocorrer, os EUA querem o fim do embargo de armas na ex-Iugoslávia.

Próximo Texto: Governo mexicano desmente atentado; Zapatistas ameaçam nova insurreição; Encerradas eleições em Moçambique; França expulsa líder fundamentalista; Atentado no Egito mata policial; Líderes coreanos tramaram golpe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.