São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
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Estabilidade resgata segmentação de marcas

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Poucas empresas se preocuparam, na fase anterior ao real, em lançar marcas específicas para os diferentes segmentos de renda.
Isso prejudicou a imagem das marcas, diz Nelson Accar Filho, diretor da Companhia Brasileira de Pesquisa e Análise (CBPA).
``Sem produtos adequados para as classes de menor aquisitivo, empresas que operam em mercados competitivos destroçaram a imagem de seus produtos `premium' (topo de linha), em vez de lançar produtos acessíveis", diz.
Isso se deve à redução indiscriminada de preços, descuido na publicidade e vendas em pontos inadequados. Para Accar, a estabilização econômica vai reabilitar a segmentação de produtos e provocar outras mudanças mercadológicas:
Remarcações sem justificativas serão muito mais perigosas, devido à ``memória" dos preços.
Produtos com grandes volumes de consumo poderão promover pequenas reduções de preços com grande aumento das vendas.
Como os preços relativos das diversas marcas ficarão muito mais marcados, haverá exigência pela demonstração dos benefícios do produto.(NB)

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