São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PUC treina educadores cariocas para trabalho com gangues de rua

PAULO HENRIQUE BRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

O NTC (Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC/SP) iniciou semana passada um intercâmbio com educadores cariocas que trabalham com crianças e adolescentes de gangues de rua.
O primeiro grupo, integrantes de dez ONGs (organizações não-governamentais) ligadas à Associação Roda Viva, esteve em São Paulo semana passada.
``O objetivo é trocar experiências para sistematizar atividades de atendimento às crianças e adolescentes", diz a professora Maria Stela Graciani, coordenadora do NTC.
A professora realiza desde o início do ano um trabalho com gangues no bairro de Vista Alegre (zona oeste de São Paulo).
A idéia é levar a experiência para o Rio, onde os educadores atuam junto a favelados e membros de ``galeras" funk.
Segundo ela, os integrantes de gangues têm um perfil bem diferente das crianças e adolescentes que moram na rua. ``Eles têm casa, vão à escola. Têm clareza das desigualdades sociais e reagem com violência a elas".
O NTC tem conseguido diminuir a violência no bairro desenvolvendo atividades com as gangues. O Núcleo ajuda a organizar campeonatos, bailes, dá apoio a grafiteiros e grupos de rap locais.

Texto Anterior: Forças Armadas admitem recrutar mulheres
Próximo Texto: Nasce Vitor, filho de garotos da Candelária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.