São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

João Paulo 2º nomeia 30 novos cardeais

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O papa João Paulo 2º anunciou ontem, no Vaticano, a nomeação de 30 novos cardeais, de 24 países, e convocou para o próximo dia 26 de novembro um consistório (reunião de cardeais) para ratificar a escolha.
As nomeações reforçam a influência do papa na eleição de seu sucessor. De acordo com normas fixadas por Paulo 6º, apenas cardeais com menos de 80 anos participam do processo eleitoral.
Por esse critério, 41 dos atuais 137 membros do Sacro Colégio estão impossibilitados de integrar o Colégio de Cardeais, que conduzirá o processo de escolha do próximo papa.
Entre os 30 nomeados pelo papa, 24 têm menos de 80 anos. Em 16 anos de papado, João Paulo 2º designou 103 dos 120 membros do Colégio de Cardeais.
O sentido político dessas nomeações, porém, não está só na composição numérica do Colégio de Cardeais. O arcebispo de Havana, Jaime Lucas Ortega y Alamino, por exemplo, é o primeiro cubano nomeado cardeal desde que Fidel Castro está no poder.
Livro
Começam a ser vendidos hoje no Brasil, pela editora Francisco Alves, os 75 mil exemplares de ``Cruzando o Limiar da Esperança", livro do papa João Paulo 2º . A Editora Francisco Alves havia programado lançar 50 mil exemplares mas, com o volume de encomendas, aumentou a tiragem.
Editado em mais de 30 países, o livro deve atingir 20 milhões de exemplares vendidos. Os direitos autorais irão para caridade.

Texto Anterior: Acidentes de avião matam 26 na Sibéria
Próximo Texto: Israel anuncia abertura da faixa de Gaza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.