São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel anuncia abertura da faixa de Gaza

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 200 políticos de 40 países e 1.000 empresários de 80 países iniciaram ontem a primeira Conferência Econômica do Oriente Médio e Norte da África.
Pouco antes do início do encontro histórico, o governo israelense anunciou que vai reabrir as fronteiras da faixa de Gaza a partir de amanhã, permitindo que os palestinos do território ocupado voltem a trabalhar em Israel.
O secretário de Estado dos EUA, Warren Christopher, abriu a conferência de Casablanca (Marrocos) pedindo que ela siga o caminho da conferência de Madri, que há exatos três anos iniciou o processo de paz no Oriente Médio.
O objetivo da conferência de três dias é desenvolver a economia e projetos regionais. Os EUA esperam que os laços entre países árabes e Israel tornem inviável um retrocesso no diálogo de paz.
Christopher pediu que os Estados árabes encerrem o boicote econômico de 47 anos imposto a Israel. Disse que a região está agora "aberta para os negócios".
"Madri abriu o caminho para a paz. Vamos declarar que a Conferência de Casablanca vai abrir o caminho para os laços econômicos e o desenvolvimento", disse.
Pouco antes do início da conferência, o premiê de Israel, Yitzhak Rabin, anunciou a reabertura das fronteiras da faixa de Gaza, após encontro com o líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Iasser Arafat, num subúrbio de Casablanca.
O anúncio relaxou as tensões com a OLP e revigorou as negociações sobre estender a autonomia palestina.
A faixa de Gaza e a Cisjordânia, ocupadas por Israel em 1967, foram fechadas depois do atentado a bomba feito por um palestino num ônibus em Tel Aviv, que matou 26 pessoas este mês.

Texto Anterior: João Paulo 2º nomeia 30 novos cardeais
Próximo Texto: Presidente da Argélia acusa muçulmanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.