São Paulo, quarta-feira, 2 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano apóia Luís Eduardo para presidir Câmara

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente eleito Fernando Henrique Cardoso disse ontem aos líderes partidários que o apoiaram na eleição que os partidos majoritários na Câmara e no Senado indicarão os presidentes de cada uma das Casas.
Desta forma, Fernando Henrique cumpre um compromisso de campanha com o PFL, que é o de apoiar Luís Eduardo Magalhães para a presidência da Câmara.
O PFL negocia, com o PTB e o PP, a formação de um bloco que poderá lhe dar a maioria na Casa.
Tanto no PFL como no PSDB, a avaliação é de que dois dos cargos mais importantes do futuro governo serão as presidências da Câmara e do Senado.
O governo de FHC pretende jogar todas as suas fichas na negociação política com o Congresso.
Dentro do PFL, o nome de Luís Eduardo é consenso para assumir a presidência da Câmara.
Com isso, os tucanos conseguem o apoio de um PFL unido, ao mesmo tempo em que neutralizam a ala do senador eleito Antônio Carlos Magalhães –feliz com a indicação do filho para o cargo.
O atual presidente, Inocêncio Oliveira (PFL-PE), não tem chances de reunir apoio para a reeleição nem mesmo dentro do partido.
Senado
O ponto nevrálgico da negociação acontecerá no Senado, onde deve caber ao PMDB a indicação do presidente.
O PSDB precisa do apoio do PMDB para garantir maioria mais folgada no Congresso, mas há muita resistência aos possíveis candidatos à vaga no Senado.
Podem postular a candidatura o senador José Sarney (PMDB-AP), o ex-governador de Goiás Iris Rezende e os gaúchos Pedro Simon e José Fogaça.
Para tentar afastar os dois primeiros, as articulações poderão se fechar em torno de Simon.
Líder do governo Itamar no Senado, Simon é respeitado, mas não une o PMDB –que sai com bancadas fortes na Câmara e no Senado destas eleições, mas fragmentado na cúpula.
Simon não agrada o próprio PSDB, mas poderá ser o nome de consenso por falta de opção.

Texto Anterior: Três projetos são definidos
Próximo Texto: Menem proporá a FHC aproximação com Chile
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.