São Paulo, quarta-feira, 2 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paris organiza 93 exposições no Mês da Foto

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

Novembro é o Mês da Foto na capital francesa. Nada menos que 93 exposições serão realizadas este mês na cidade, a maioria com entrada franca.
Este ano, o destaque é uma homenagem ao centenário de nascimento do fotógrafo húngaro naturalizado norte-americano André Kertész (1894–1985).
A exposição sobre Kertész foi dividida em seis seções: Hungria, França, Distorções, EUA, Reconhecimento Internacional e Cor.
Nascido na Hungria, Kertész viveu em Budapeste, Paris e Nova York. As 220 fotos expostas traçam um panorama de sua carreira.
Além das 93 mostras do programa oficial, mais de 50 outras serão realizadas simultaneamente.
Entre elas, uma do brasileiro Sebastião Salgado, que expõe fotos de Serra Pelada na galeria Debret, a partir de quinta-feira.
O Mês da Foto, realizado a cada dois anos, se divide desta vez em três temas principais: "A Cidade e a Modernidade Fotográfica", "Ode ao Esquecimento" e "Fotografia e Cinema".
O primeiro tema inclui mostras sobre cidades no passado –Chicago em 1928 (James E. Abbe), Nova York e Tóquio nos anos 30– e no presente, como as fotos de Paolo Roversi em Paris com modelos do estilista Jean-Paul Gaultier.
Uma das exposições mais interessantes em "Ode ao Esquecimento" é a da primeira reportagem fotográfica, realizada durante a guerra da Criméia entre 1854 e 1856. Destaque também para os auto-retratos e as fotos experimentais do dramaturgo sueco
August Strindberg (1849–1912).

Texto Anterior: ENTRELINHAS
Próximo Texto: Rolling Stones confirmam datas no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.