São Paulo, quarta-feira, 2 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Precisão é destaque no "WordScan"

EDSON FURMANKIEWICZ
DO BANCO DE DADOS

O programa de reconhecimento óptico de caracteres "WordScan Plus 3.0", usado para transformar documentos impressos digitalizados em arquivos que podem ser trabalhados por computador, faz uma boa dobradinha com o editor de textos "MS-Word".
É tudo muito parecido, desde o logotipo de abertura e das barras de ferramentas, até o uso de páginas do estilo do editor de textos.
O "WordScan", que funciona em "Windows" em micros PC 386, é relativamente simples de usar. Três botões da barra de ferramentas estão na ordem do trabalho (leia textos ao lado). Primeiro você digitaliza, depois passa o OCR e por fim edita e corrige o texto usando o "Proof Editor", ou o seu editor de textos preferido.
O que mais impressiona, no entanto, é precisão do programa. Num teste simples, usando um recorte de jornal com cerca de 10 cm por 16 cm contendo 2.400 caracteres em duas colunas e vários tipos de letras (fontes) serifadas e não-serifadas, o programa apresentou um índice de reconhecimento de 99,7%.
Usando um 486SX com 8 Mbytes de RAM, foram necessários 22 minutos para digitar o texto do jornal, formatar e submetê-lo ao corretor ortográfico do "MS-Word".
O trabalho automatizado levou menos da metade do tempo e o programa cometeu menos erros que o digitador.
Para digitalizar, submeter o texto ao corretor ortográfico do "Word" e formatar, o tempo foi de nove minutos –período que pode ser reduzido ainda mais, dependendo da velocidade do scanner, que faz a parte mais demorada do trabalho.
Além do alto índice de precisão, as vantagens provêm do reconhecimento de textos em negrito, itálico e sublinhado, da conservação da diagramação do original, incluindo tamanho e tipo das letras, e da exportação de páginas de estilo, que permitem a formatação do documento de maneira global.
O programa, porém, não tem o recurso de aprendizado. Isso faz com que seja impossível evitar, por exemplo, a confusão do número "1" com a letra "l", especialmente em datas na fonte Times.
Essa limitação é compensada por outros recursos. O programa pode trabalhar com placa de fax e com correios eletrônicos. Assim, você pode programá-lo para fazer o reconhecimento dos documentos em fila, como processar à noite todos os fax recebidos durante o dia.
O "WordScan" também trabalha com uma ampla variedade de planilhas eletrônicas. Isto é, depois de fazer a leitura, você pode gravar o arquivo no formato de uma planilha como "MS-Excel" ou "Lotus 1-2-3".
O "WordScan Plus 3.0" é distribuído pela CI-Compucenter e o preço sugerido é R$ 709,00. Há também a atualização competitiva: na troca por outro soft de OCR, o "WordScan" sai por R$ 210,00.
ONDE ENCONTRAR
CI-COMPUCENTER: tel. (011) 214-0577

Texto Anterior: Computador faz cheques e paga as contas
Próximo Texto: Saiba o que é um OCR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.