São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kaurismaki decepciona

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Aki Kaurismaki destacou a Finlândia no atlas cinematográfico dos anos 80. Primo estilístico de Jim Jarmusch, forjou um universo próprio de deserdados urbanos metidos em fábulas laconicamente tragicômicas. "Crime e Castigo" (83), "Ariel" (88) e "A Mocinha da Caixa de Fósforos" (90) expressavam um autor de respeito.
A crise veio com os anos 90. A prova final está nos três filmes rodados por Kaurismaki no último ano. São obras bastante distintas, que indicam para o esgotamento de dois dos filões mais explorados pelo cineasta.
"Os Cowboys de Leningrado Encontram Moisés" é mais uma pretensa comédia protagonizada pela banda de rock "Leningrad Cowboys". Alguns dos clipes rodados por Aki para a banda são divertidos. É o formato máximo suportável.
Kaurismaki tanto insistiu que seus rockeiros de topete quilométrico chegaram neste ano a Cannes e à MTV. Têm mais a ver com a segunda que com a primeira. Os clipes provam, assim como "Total Balalaika Show", também programado para hoje. É um documentário sobre um megashow que reuniu os "Leningrad Cowboys" ao coro do Exército Vermelho russo. Setenta mil pessoas transformaram o encontro no maior evento musical já realizado na Finlândia. Ficou o filme como registro histórico.
A decepção maior fica por conta de "Se Cuida, Tatiana". Kaurismaki volta aqui a sua fauna de solitários patéticos em quieta resignação. Quatro deles, dois homens finlandenses, duas mulheres, uma russa, outra estoniana, protagonizam um apático "road movie". Todos os atores repetem tipos forjados em filmes anteriores muito mais frescos e cativantes. Kaurismaki assina um pastiche de sua própria obra. Nesse ritmo, é ele quem deve se preocupar.

Filme: Os Cowboys de Leningrado Encontram Moisés
Quando: 18h
Filme: Total Balalaika Show e Se Cuida Tatiana
Quando: 22h
Onde: Sala Cinemateca

Texto Anterior: Béla Tarr mostra seu painel da vida húngara
Próximo Texto: Emílio Santiago canta suas 'Aquarelas...'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.