São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça alguns dos grandes mestres do país

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Conheça alguns grandes mestre do país
É impossível desvincular os pintores espanhóis da linha evolutiva nas artes plásticas ocidentais. Eles são responsáveis por pinceladas seminais para o surgimento de diversas escolas artísticas. Conheça alguns deles:
Salvador Dalí (1904-89) - É o mais famoso pintor entre os surrealistas. Alguns o chamam de genial, outros de bufão. Isso se deve a excentricidades como a roupa de mergulhador que Dalí usou durante mostra em Londres, em 1936.
Francisco Goya (1746-1828) - Pintor espanhol de comportamento rebelde e violento. Foi um revolucionário com o pincel. Obras como "Naja Desnuda" continuam sendo objetos de adoração e exploração para os artistas do século 20.
Juan Gris (1887-1927) - Pintor espanhol nascido em Madri. É considerado, com Picasso e Braque, um dos mais originais artistas do cubismo. Antes de se tornar famoso, conseguia sustento fazendo ilustrações para jornais franceses.
Joan Miró (1893-1983) - Misturava suas influências cubistas com um primitivismo sofisticado e retratava o folclore catalão com técnicas fovistas. O uso da mitologia, magia e inovações tornaram seu trabalho inclassificável.
Bartolomé Esteban Murillo (1618-82) - Foi o mais famoso pintor do barroco na Espanha. Foi o primeiro pintor espanhol a conseguir fama européia e, até o século 19, era o único reconhecido fora do mundo hispânico.
Pablo Picasso (1881-1973) - Dominou o cenário das artes visuais durante a primeira metade do século 20. O traço soberbo, a visão original e o poder de construção do autor de "Guernica" são reconhecidos em todo o mundo.
Diego Velázquez (1599-1660) - Desenvolveu um rico estilo expressionista. É considerado um gigante da arte ocidental. Pintou não mais de 150 telas.
Francisco de Zurbarán (1598-
1664) - Pintor do barroco espanhol. Retratava aspectos religiosos. Seu trabalho é uma espécie de naturalismo tenebroso.

Texto Anterior: Moscou é a cidade mais hostil, diz pesquisa
Próximo Texto: Novo museu reúne coleção de 800 obras em um palácio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.