São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esculturas de Botero estão na cidade até o fim do outono

ANTONIO CARLOS SEIDL
DO ENVIADO ESPECIAL

Se você está de malas prontas para ir a Madri, ainda vai poder, se andar rápido, ver uma das mais impressionantes exposições de arte ao ar livre da atualidade.
A formidável fauna de bronze do artista plástico colombiano Fernando Botero fica, atendendo a pedidos do público, até meados do atual outono europeu no Paseo de Recoletos, no centro de Madri.
Depois de vitoriosas passagens pela novaiorquina Park Avenue e pelo parisiense Champs Elysées, as 21 impressionantes esculturas opulentas de Botero estão sendo admiradas desde maio passado.
A originalidade da obra de Botero está nas formas corpulentas e rotundas das esculturas, com destaque paras as mulheres nas versões: "Mujer Tumbada", "Mujer Recostada", "Torso Feminino", "Venus Durmiendo", "Mujer con Cigarro" e "Los Amantes".
Dispostas ao longo do Paseo de Recoletos, desde a praça de Colon até a praça de Cibeles, onde está um dos emblemas de Madri –um chafariz com a estátua da deusa da fertilidade, Cybele–, as formas modernas das esculturas de Botero contrastam marcadamente com a arquitetura clássica e barroca de seus prédios, tais como a Biblioteca Nacional e o palácio de Comunicações.
(ACS)

Texto Anterior: Centro Rainha Sofia expõe 'Guernica', de Pablo Picasso
Próximo Texto: Novo museu forma 'triângulo das artes'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.