São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo museu forma 'triângulo das artes'

ANTONIO CARLOS SEIDL
ENVIADO ESPECIAL A MADRI

Novo museu forma 'triángulo das artes'
Thyssen-Bornemisza, recém-inaugurado, se torna ponto de referência em Madri, com o Prado e o Rainha Sofia com o Prado e o Rainha Sofia

Com a recente inauguração do museu Thyssen-Bornemisza, Madri ganhou o vértice que faltava para a formação de um triângulo das artes no coração da cidade.
O novo museu, juntamente com o Centro de Arte Rainha Sofia e o museu do Prado, oferecem ao visitante de Madri uma coleção de obras artísticas à altura de centros como Londres, Paris e Nova York.
O Prado, que é provavelmente a maior galeria de pintura clássica do mundo, ocupa a posição central no triângulo das artes de Madri.
No prédio neoclássico que abriga o Prado, o destaque, tanto em quantidade quanto em qualidade, fica com a pintura espanhola.
No térreo e no primeiro andar, o visitante precisa de três horas, no mínimo, para ver obras clássicas dos séculos 16 a 18, de El Greco, Velázquez, Murillo e Goya.
Mas se o Prado representa a própria face da arte em Madri, o surgimento do Thyssen-Bornemisza e a renovação do Rainha Sofia acrescentaram novas doses de emoção a quem visita a acolhedora capital espanhola.

LEIA MAIS
Sobre Madri na pág. 6-20.

Texto Anterior: Esculturas de Botero estão na cidade até o fim do outono
Próximo Texto: Vôo para a cidade custa desde US$ 739
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.