São Paulo, sábado, 5 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC quer programa anticorrupção policial

SONIA MOSSRI
ENVIADA ESPECIAL A MONTEVIDÉU

O presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso, vai ampliar a ação do governo federal no Rio de Janeiro. Programas contra a corrupcão na polícia estadual e fortalecimento da Polícia Federal para combater o narcotráfico já estão sendo discutidos por FHC.
"Não podemos assistir passivamente as relações do narcotráfico com o aparato do Estado e com a política. Tem que ser cortado", disse o presidente eleito.
Ele pretende desenvolver um projeto "enérgico" do governo federal contra "a corrupcão de algumas polícias, como é o caso do Rio".
FHC espera apenas os resultados do segundo turno para discutir com o novo governador do Rio a expansão de programas de combate ao narcotráfico.
O presidente eleito quer reaparelhar a Polícia Federal para uma ação mais eficiente em áreas de fronteira contra o narcotráfico e contrabando em geral.
FHC disse que tem discutido com o presidente Itamar Franco a ação do governo federal no Rio de Janeiro.
Segundo ele, Itamar fixou a data final para ação do governo federal até 30 de dezembro apenas porque "é sempre cuidadoso nas suas relações políticas e pessoais".
FHC afirmou que é preciso recuperar o Rio, definido por ele como "farol do Brasil". Ele reconhece que a questão da marginalização não será resolvida em quatro anos de governo.
Ele está disposto a começar um processo que leve ao controle da alta criminalidade vinculada ao narcotráfico e contrabando e tudo mais. "É um assunto que chegou a hora de resolver de pronto."
"A base da marginalização é a questão da educação. A responsabilidade maior do governo é generalizar a educação. Não se resolve o problema da pobreza se não houver estabilidade econômica", disse FHC.

Texto Anterior: Militares investigam assassinato de tenente
Próximo Texto: Exército monta guarda em velório de tenente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.