São Paulo, sábado, 5 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC suspende as instituições inadimplentes

DA REPORTAGEM LOCAL

O Banco Central suspendeu ontem as operações no overnight com títulos públicos (Selic) de dez grandes bancos, os quais foram impedidos de operar também com outras instituições financeiras federais, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Os dez bancos –Bamerindus, Bradesco, BCN, BFB (Banco Francês e Brasileiro), Itaú, Lloyds, Nacional, Omega, Real e Unibanco– foram punidos por constarem como inadimplentes no Cadastro de Informações (Cadin), montado a partir de informações fornecidas pelos diferentes órgãos do governo federal.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos), a suspensão resultou de uma "falha burocrática" do BC e o problema deverá estar resolvido até segunda-feira próxima.
O diretor de Política Monetária do BC, Alkimar Ribeiro Moura, porém, disse que a autarquia está se limitando a cumprir a legislação, que proíbe os bancos oficiais federais de operarem com qualquer empresa que tenha alguma pendência com o governo.
"É uma coisa rotineira", explicou Alkimar Moura, esclarecendo que são pendências de pequeno valor, tais como a falta de pagamentos de contas telefônicas, custas judiciais, depósitos de fiança. "Não se trata de um grande problema".

Texto Anterior: IPVA fica até 56,74% mais caro em 1995
Próximo Texto: Cesta básica tem nova queda em SP; custo é de R$ 106,47
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.