São Paulo, sábado, 5 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IPVA fica até 56,74% mais caro em 1995

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria da Fazenda de São Paulo informou que os donos de veículos vão pagar mais IPVA em 1995 do que pagaram neste ano.
O aumento, segundo Bráulio Antonio Leite, coordenador da Administração Tributária, é consequência da valorização dos carros.
Uma relação com os valores venais (em Ufesp) de 46 modelos divulgada ontem pela Fazenda mostra que 44 deles terão aumentos reais entre 1,4% e 56,74%. Dois modelos pagarão menos. Na média o aumento real é de 17,73%.
A Fazenda mostrou, com cálculos, que estão equivocados os dados divulgados pela Associação dos Proprietários de Veículos Automotores no Estado de São Paulo.
Para a Aprovesp, o aumento real médio é de 105%. Em alguns casos chega a 540% (em dólar) e 451% (em URV). Antonio Leite diz que "os cálculos comparam coisas incomparáveis."
Para Leite, a Aprovesp usou para cálculo o valor pago em 94 com o desconto de 32%. Além disso, o dólar estava 30% valorizado em relação ao cruzeiro real. A divisão do valor com desconto, em CR$, pelo dólar valorizado, resultou em valor menor em dólar.
Para 95 a Associação não leva em conta nenhum desconto (não se sabe ainda o percentual). Além disso, hoje o dólar está 15% desvalorizado em relação ao real.
A divisão do valor sem desconto, em real, pelo dólar desvalorizado, resulta em valor maior em dólar. Assim, uma base de cálculo alta (a de 95) dividida por uma baixa (a de 94) dá aumentos que não correspondem à realidade.
Os carros populares 93 e 94 pagarão mais IPVA do que os modelos zero. Walter José Guedes Jr., consultor tributário, disse que não foi possível deixar de captar o ágio sobre os usados. O Gol 1.000 (93 e 94), Corsa Wind 1.0 (94) e Uno Mille (93 e 94) pagarão mais do que os mesmos modelos zero.
A Fazenda dará desconto e parcelará o pagamento como nos anos anteriores. O desconto para pagamento à vista (até 13 de janeiro) será definido em dezembro, de acordo com os juros do mercado. Sem desconto o pagamento é até 14 de fevereiro –até lá não haverá aumento. O parcelamento vence nas mesmas datas e em 14 de março –as parcelas de fevereiro e março terão correção pela Ufesp.
Os veículos importados pagarão menos imposto em relação a 94. O motivo é a queda do dólar, resultando em menor valor em reais e, em consequência, em Ufesp.
Alguns exemplos de queda, segundo cálculos feitos pela Folha, para veículos 93: BMW 325i, 17,90%; Ferrari 456, 16,12%; Mitsubishi Eclipse, 41,13%; Peugeot 504, 30,11%; Laika Sedan, 10,15% e Honda Accord, 24,38%.

Texto Anterior: Blitz contra ágio atinge 300 revendas em SP
Próximo Texto: BC suspende as instituições inadimplentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.