São Paulo, sábado, 5 de novembro de 1994
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Eletrônica ajuda o piloto a guiar

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DO ENVIADO A SUZUKA

Os recursos eletrônicos, que podem voltar em 1995 depois de terem sido banidos pela FIA neste ano, corrigem os erros dos pilotos.
Em comum, os três sistemas que serão reabilitados segundo Jean Todt, diretor esportivo da Ferrari, são controlados por computador.
O acelerador "fly-by-wire" não deixa o piloto acelerar em demasia, evitando erros nas trocas de marcha.
O controle de tração regula a força transmitida para as rodas traseiras.
Nas largadas e nas saídas de curva, impede derrapagens, além de compensar o movimento da supensão, que tende a se inclinar na parte posterior, prejudicando o efeito aerodinâmico.
O diferencial hidráulico é um recurso mais recente.
Distribui de maneira precisa a tração nas rodas traseiras durante a execução de uma curva. Uma roda gira mais que a outra e melhora a performance do carro.
Tudo isso acontece automaticamente. O piloto apenas dirige o carro e monitora os instrumentos.
(JHM)

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