São Paulo, sábado, 5 de novembro de 1994 |
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Eletrônica ajuda o piloto a guiar
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Em comum, os três sistemas que serão reabilitados segundo Jean Todt, diretor esportivo da Ferrari, são controlados por computador. O acelerador "fly-by-wire" não deixa o piloto acelerar em demasia, evitando erros nas trocas de marcha. O controle de tração regula a força transmitida para as rodas traseiras. Nas largadas e nas saídas de curva, impede derrapagens, além de compensar o movimento da supensão, que tende a se inclinar na parte posterior, prejudicando o efeito aerodinâmico. O diferencial hidráulico é um recurso mais recente. Distribui de maneira precisa a tração nas rodas traseiras durante a execução de uma curva. Uma roda gira mais que a outra e melhora a performance do carro. Tudo isso acontece automaticamente. O piloto apenas dirige o carro e monitora os instrumentos. (JHM) Texto Anterior: Schumacher pode coroar a sua trajetória de sucesso Próximo Texto: Foreman tenta ser o mais velho campeão dos pesados Índice |
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