São Paulo, sábado, 5 de novembro de 1994
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Obras-primas foram rejeitadas

SÉRGIO AUGUSTO
DA SUCURSAL DO RIO

No dia 22 de outubro de 1947, Sinatra deu-se o luxo de gravar duas obras-primas e não permitir que ambas chegassem às lojas de disco. Uma era "Night and Day" e a outra, "Laura", de sobejo conhecidas na voz do cantor, mas não do jeito como foram interpretadas naquele dia. O que havia de errado nelas? Qualquer coisa que só os ouvidos de Sinatra perceberam.
A rigor são mínimas, quase imperceptíveis, as diferenças entre aquela "Laura" e a que afinal foi lançada. O mesmo não se pode dizer de "Night and Day", bem mais vibrante na inigualável gravação de meados da década de 50, já na Capitol.
Perfeccionista, Sinatra não se deixava levar pelos elogios dos sicofantas. Se algo o descontentava –um vibrato deslocado, um acorde insatisfatório, uma frieza de tom etc.–, a gravação era arquivada e uma nova abordagem jogada para as calendas. Qualquer cantor faz isso, mas Sinatra exagerava um pouco na autocensura. Um dos trunfos da coleção "The Columbia Years" é ser uma espécie de ponta de estoque, oferecendo aos fãs do cantor 34 gravações reprovadas pelo controle de qualidade sinatriano. Várias merecidamente, como "The Old School Teacher" (1945), "Catana" (1947) e "Meet Me at the Copa" (1950).
A primeira da série é uma canção de especial significado para o rouxinol de Hoboken: "Nancy". A que chegou ao décimo lugar na lista das "dez mais" de 1945 difere muito pouco da gravada nove meses antes. O espaço de tempo entre uma e outra gravação variava de acordo com o "mood" de Sinatra.
(SA)

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