São Paulo, sábado, 5 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego nos EUA é o menor em quatro anos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A taxa de desemprego nos Estados Unidos atingiu em outubro passado seu mais baixo índice em quatro anos: 5,8%.
O presidente Bill Clinton usou a notícia, divulgada ontem, como argumento para convencer eleitores a votarem nos candidatos de seu partido, o Democrata, nas eleições da próxima terça-feira.
Mas economistas previram que o banco central norte-americano vai aumentar de novo as taxas de juro logo após as eleições para conter as pressões inflacionárias que, a seu ver, são indicadas pela queda do desemprego.
Na opinião desses analistas, a economia dos EUA está crescendo depressa demais e isso vai resultar em inflação.
A Bolsa de Valores de Nova York operou em baixa ontem, outra indicação de que se espera para breve nova elevação de juros.
Outubro foi o segundo mês consecutivo de queda nas taxas de desemprego. Ela reflete a criação de 194 mil empregos nos setores industrial e de serviços. Em setembro, 248 mil empregos haviam sido criados.
Apesar dos receios, a inflação tem estado sob controle durante todo este ano e não há sinais de mudança imediata até o final do ano.
(CELS)

Texto Anterior: Mulher que mobillizou os EUA para procurar filhos confessa assassinato
Próximo Texto: Inundação deixa 119 mortos no sul da Índia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.