São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Indexação é uma 'bomba', afirma Olacyr

DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário Olacyr de Moraes, do grupo Itamarati e maior plantador individual de soja do mundo, disse que vê "uma bomba gigantesca estourando na mão do próximo presidente".
A "bomba" é a indexação pela TR dos contratos de financiamento agrícolas. "Os preços estão parados e a dívida crescendo 40% reais ao ano. Os agricultores estão apavorados".
Olacyr, que foi um dos eleitos líder nacional pela revista "Balanço Anual", afirma que este problema foi criado porque "o governo teve medo de tirar a indexação e cedeu ao Congresso". O empresário defendeu a desindexação total, inclusive dos salários, e completou: "Ficou a semente da indexação lá. Ela está crescendo."
Para Edson Vaz Musa, presidente da Rhodia, o real vive um momento delicado porque a inflação superior a 3% ao mês é "extremamente elevada".
Musa, que é também um dos empresários eleitos, diz que a cultura da indexação tornará difícil no Brasil a luta contra a inflação.
Durante seminário do Ibef, Musa disse que o sucesso do Plano Real depende de uma ampla revisão da Constituição e do Estado.

Texto Anterior: Empresário cobra ação contra alta dos custos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.