São Paulo, domingo, 13 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade perto de Paris já emprega o sistema

DE PARIS

O prefeito de Levallois-Perret, Patrick Balkany, se orgulha de governar a primeira cidade da França totalmente vigiada por câmeras.
Balkany, 46, disse à Folha que a idéia poderia ser estendida ao Brasil: Conheço o Rio e tenho certeza de que o prefeito carioca gostaria que seus cidadãos se sentissem em segurança.
Ele mostra, orgulhoso, texto da revista VSD com o título "A cidade com mais tiras na França".
Os tiras são 60 policiais e 53 câmeras, a força policial da pequena cidade –2,4 km2 e 48 mil habitantes– da periferia de Paris.
O objetivo é chegar a cem câmeras, com as quais se vigiaria toda a cidade.
Balkany não vê atentado à liberdade na presença das câmeras. O prefeito diz que elas reduziram o número de crimes e de infrações de trânsito mas a prefeitura não dispõe de estatísticas.
Ele garante que os habitantes aprovam a idéia –lançada por ele ao assumir a prefeitura, em 1983: Até me pedem mais câmeras.
As pessoas ouvidas aceitam as câmeras. Uma exceção é a brasileira Cláudia Veloso, que trabalha na cidade: É um absurdo, o cúmulo da invasão da privacidade.

Texto Anterior: Lei lembra livro inglês
Próximo Texto: Franceses já estão habituados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.