São Paulo, domingo, 13 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Madri também pode ter câmeras

DA EFE

Câmeras de vídeo nas ruas de Madri vão vigiar os cidadãos, se for aprovada uma iniciativa do prefeito José Maria del Manzano.
A iniciativa do prefeito prevê a instalação de câmeras de vídeo para exercer um sistema de controle em edifícios históricos das ruas do centro da cidade, além de outras áreas problemáticas da capital.
A idéia de implantar um sistema de segurança com câmeras de vídeo foi aventada pelo Ministério do Interior alguns meses atrás, mas depois abandonada por supor um investimento muito alto, tanto pelo material usado quanto pelos funcionários necessários para monitorar as gravações.
A iniciativa suscitou críticas por parte de vereadores oposicionistas. O porta-voz socialista da Câmara, Juan Barranco, comparou o sistema à atuação de regimes ditatoriais e repúblicas de bananas.
O prefeito de Madri replicou: Acabo de regressar do país mais democrático do mundo, e as câmeras estão presentes ali, acrescentando que embora elas tenham sido instaladas em Londres para prevenir atentados, tiveram consequências indiretas importantes no combate a distúrbios de rua e na prevenção de muitos delitos.
Em Madri já existem câmeras de televisão para controlar o trânsito, que servem para fornecer informações e enviar patrulhas aos pontos de obstrução, para melhorar a circulação de automóveis.

Texto Anterior: Franceses já estão habituados
Próximo Texto: Eurotúnel inaugura serviço de passageiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.