São Paulo, segunda-feira, 14 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazer um plano requer pesquisa cuidadosa

DA SUCURSAL DO RIO

O caminho hoje para quem pretende fazer um plano individual de previdência complementar é fazer uma pesquisa cuidadosa entre as dezenas de opções no mercado.
Cada empresa oferece várias opções diferentes, combinando aposentadoria com pecúlio (espécie de seguro de vida), renda por invalidez e outras.
Se o interessado não tem certeza de poder pagar um plano fixo por 20 ou 30 anos, é bom escolher um que dê a flexibilidade de contribuições variáveis. Esta alternativa, porém, afetará os benefícios a receber.
É importante ler e pedir esclarecimentos de cada cláusula do contrato e verificar prazos de carência de benefícios para ter certeza do negócio que se está fazendo.
É importante também saber que as empresas ou entidades que oferecem esse tipo de serviço cobram uma taxa de administração por ele.
A maior parte garante o rendimento anual da poupança (6% ao ao mais a TR) e reparte entre a administradora e o contribuinte o ganho que exceder a este percentual.

Texto Anterior: Previdência complementar é incipiente
Próximo Texto: Britânicos criam técnica contra falsa anestesia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.