São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Associação ajuda pacientes

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

No final de outubro foi fundada em São Paulo a Associação dos Pais e Amigos dos Portadores da Fenilcetonúria (APAF), para divulgar a doença e defender os interesses dos pacientes.
A associação vai tentar conscientizar todos os futuros pais da importância de exigir o exame do pezinho e de procurar saber o seu resultado.
Busca informar também sobre a necessidade do tratamento e da dieta quando a criança tiver resultado positivo no teste.
Um dos objetivos da APAF (convenida da APAE) é tentar sensibilizar o governo quanto à importância da isenção de impostos sobre produtos importados essenciais para a vida dos fenilcetonúricos como o "leite" especial.
Cada lata do "leite" custa R$ 60. É comum a criança precisar tomar até duas latas por mês. Hoje, a APAE é a única entidade que custeia o produto e o tratamento para famílias de baixa renda.
Na Europa e EUA, produtos alimentíceos industrializados para os fenilcetonúricos podem ser comprados até em supermercados.
Em São Paulo, só recentemente foi formulada uma farinha especial sem o aminoácido. A partir dessa farinha, começam a ser feitos pães e macarrão para os portadores.
(JB)

APAF – Informações na APAE - R. Loefgren 2109. Tel.:(011) 549-4722.

Texto Anterior: Diagnóstico precoce evita deficiência na criança
Próximo Texto: Hipotiroidismo pode afetar a inteligência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.