São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Racionamento atinge hoje 153 bairros

DA REPORTAGEM LOCAL

O corte no fornecimento de água será interrompido hoje em 70 bairros das zonas sul e oeste e em 53 bairros da zona leste da Região Metropolitana de São Paulo.
Ao todo, 5 milhões de paulistanos espalhados pelos 450 bairros abastecidos pelos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê são atingidos pelo racionamento de água.
Nas zonas sul e oeste, o rodízio começou em 3 de novembro. Na zona leste e em partes da Grande São Paulo (Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá), no dia 10.
Para o racionamento ser suspenso, é preciso que chova pelo menos 380 milímetros até o fim do mês. Na represa Guarapiranga, tinha chovido 61 milímetros até sexta-feira passada.
No sistema Alto Tietê, as chuvas acumuladas até sexta chegaram a 44,1 milímetros.
Os moradores das regiões afetadas pelo racionamento devem economizar o máximo possível durante os períodos de corte no fornecimento de água.
Nos bairros das zonas sul e oeste, o abastecimento é suspenso por um período mínimo de 36 horas, Na zona leste, o corte dura pelo menos 24 horas.
Atividades que consumam muita água como lavar carros, calçadas e molhar o jardim devem ser suspensas.
Lavar o carro, por exemplo, consome em média 378 litros de água. Esse volume é suficiente para o consumo de uma família de pelo menos três pessoas.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), um indivíduo precisa de 100 litros de água por dia para a higiene e alimentação.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) recomenda ainda que as atividades que gastam muita água, mas que não podem deixar de ser feitas, sejam transferidas para os dias de abastecimento normal.
Lavar roupas gasta no mínimo 60 litros de água, o mesmo que um banho de 10 minutos. Lavar pratos consome 112 litros .

Texto Anterior: WALTER CENEVIVA
Próximo Texto: Nova droga pode reduzir os surtos de esclerose
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.