São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Acordei com uma fraqueza na minha perna esquerda'

Roberto Kam largou a faculdade por causa da esclerose

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Roberto Chung Ti Kam, 29, enfrenta a esclerose múltipla há nove anos. Ele estava no final do colegial quando sentiu as primeiras alterações. "Fui dormir bem e acordei com uma fraqueza na minha perna esquerda", lembra. "Era difícil andar."
O sintoma sumiu em poucos dias e não deixou nenhuma sequela. Roberto entrou na faculdade de economia, e a partir daí, começou a ter um surto todo final de ano.
"Tive de largar a faculdade, e parar de jogar bola", diz. "Nunca tomei nenhum remédio que fizesse muito efeito".
No começo desse ano, ele teve um surto mais forte, que deixou prejudicada sua coordenação motora. "Não consegui mais trabalhar", conta.
Os problemas de Roberto melhoraram há quatro meses quando ele começou a namorar. "Foi o melhor remédio", garante. "Voltei a sair e a me sentir feliz."
Hoje, Roberto faz fisioterapia e terapia corporal duas vezes por semana e anda com o auxílio de uma bengala. "A perna entra em fadiga muito rápido, mas tento melhorar com caminhadas", afirma. "O importante é não se entregar."
(JB)

Texto Anterior: Medicamento será discutido em simpósio em SP
Próximo Texto: Obra analisa a cirurgia plástica; Abortos na América Latina são precários; Congresso debate cirurgia dos olhos;
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.