São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV espanhola acha 'desaparecida' no Brasil

LUÍS EDUARDO LEAL
DA REPORTAGEM LOCAL

Um programa da TV espanhola, o "Cita con la vida" (O Encontro Marcado com a Vida), reuniu na semana passada, em seus estúdios em Madri, uma espanhola residente há 36 anos no Brasil e os parentes que não via desde que deixou o pequeno povoado em que morava, na Galícia, noroeste da Espanha.
No programa, transmitido ao vivo nas noites de quarta-feira, a dona-de-casa Lucia Gonzalez Rodriguez, 58, encontrou 29 parentes, entre os quais quatro irmãos que não conhecia, nascidos após sua partida para o Brasil, em 1958.
Lucia, então com 22 anos e recém-casada, trocou a pequena Zarapeans –um vilarejo com apenas 50 habitantes na época– por São Paulo "em busca de melhores condições de vida".
"Naquela época, o Brasil era um país que oferecia muitas facilidades para os estrangeiros imigrarem, mais do que qualquer outro na Europa", disse Lucia, por telefone, na Espanha.
A partida para o Brasil significou o fim do contato com a família. Como tem dificuldades para escrever, Lucia praticamente passou todo esse tempo sem dar e receber notícias dos parentes.
"Dependia de meu marido para escrever e sempre foi preciso uma grande dose de conquista para que ele fizesse isso por mim", disse Lucia (leia texto ao lado).
As frequentes mudanças de endereço do casal no Brasil afastou ainda mais a dona-de-casa de seus parentes na Espanha, que acabaram perdendo o contato com ela.
Preocupados com a prolongada falta de notícias, os parentes de Lucia procuraram a produção do programa "Cita con la vida", da Antena 3 Television.
"Queriam que nós os ajudássemos a encontrar Lucia no Brasil", diz Gonzalo Perez, repórter do "Cita con la vida", segundo ele, um programa "especializado em histórias com conteúdo humano".
Com o auxílio da Folha, a produção do programa conseguiu encontrar Lucia em sua casa no Itaim Paulista (zona leste de São Paulo).
Uma semana depois de procurado pelos parentes de Lucia, o programa reuniu a dona-de-casa, os dez irmãos, tios, primos e sobrinhos na quarta-feira passada, em Madri.
Lucia viajou com um de seus dois filhos, o economista José Manoel Gonzalez, 28. O marido de Lucia, José Gonzalez Rodriguez, 68, que sofreu nos últimos seis anos três derrames cerebrais, não pôde viajar para a Espanha.
"Foi emocionante. Os parentes pensavam que conversariam via satélite com Lucia e começaram a chorar quando descobriram que nós a tínhamos trazido para a Espanha", diz o jornalista Gonzalo Perez.

Texto Anterior: Advogada diz ter visto assalto
Próximo Texto: Marido não escrevia carta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.