São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa multinacional faz sabatina em inglês

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Empresas de grande porte costumam definir metodologias próprias para a entrevista de candidatos a um posto. Muitas vezes, as peculiaridades decorrem de fatores ligados à rotina de trabalho.
Na Black and Decker, por exemplo, candidatos a cargos de diretoria são sabatinados em inglês durante mais de uma hora pelo presidente da empresa, Bret Olson.
Explica-se: os executivos da multinacional costumam se comunicar no idioma –especialmente com Olson.
Além disso, devem estar preparados para negociar e fechar contratos no exterior.
Outra providência na seleção dos candidatos a cargos na empresa é submetê-los a vários entrevistadores –diretores de diversas áreas, colegas e o futuro chefe.
"No passado, as entrevistas eram mais técnicas. Hoje queremos saber como o candidato se relaciona com outras áreas", afirma Claudio Miers, 34, diretor de recursos humanos da empresa.
Apresentar situações hipotéticas ao candidato e pedir para que aponte as soluções é outra estratégia comum em entrevistas.
A Xerox do Brasil aplica três entrevistas nos candidatos. Cada uma tem 45 minutos de duração, no máximo.
Algumas perguntas servem para checar a gama de informações sobre a empresa, a cultura geral e o grau de atualização do executivo. Exemplo: "Qual o impacto da globalização na Xerox?"
"Muitas vezes prefiro ouvir um simples 'não sei responder' a frases feitas sobre política ou economia", afirma Sonia Liggieri, 43, gerente de RH da Xerox.
Para níveis hierárquicos mais baixos também vale a experiência de adequar a entrevista à rotina.
Na American Express, uma recente seleção de 80 profissionais para a área de atendimento ao cliente contou com entrevista por telefone. A intenção era verificar a voz e o desembaraço.
(DCM)

Texto Anterior: Perguntas 'chatas' exigem jogo de cintura
Próximo Texto: Usar roupa discreta é um bom começo; Desleixo e falta de asseio não têm perdão; Aperto de mão pode causar má impressão; Molho e bebida podem causar acidente à mesa; Em caso de tensão, recuse o cafezinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.