São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usar roupa discreta é um bom começo; Desleixo e falta de asseio não têm perdão; Aperto de mão pode causar má impressão; Molho e bebida podem causar acidente à mesa; Em caso de tensão, recuse o cafezinho

Usar roupa discreta é um bom começo
Escolher uma roupa discreta é apenas uma das preocupações de um candidato a emprego. Homens, mesmo jovens, devem usar terno, camisa branca e gravata. Na falta dele, recomenda-se calça, camisa social e sapato. Para mulheres, o tailleur ainda é a melhor pedida –desde que não tenha detalhes extravagantes, como apliques em dourado. Blusas decotadas e sem mangas são inadequadas. Tons escuros podem denunciar eventual transpiração acentuada.

Desleixo e falta de asseio não têm perdão
O desmazelo destrói a imagem de qualquer candidato –mesmo se o currículo for brilhante. Unhas curtas e limpas, cabelo penteado, roupas alinhadas e sapatos em bom estado são detalhes anotados. Mulheres devem usar maquiagem suave e brincos pequenos. O perfume precisa ser dosado –o excesso pode incomodar o entrevistador.

Aperto de mão pode causar má impressão
Estender uma mão mole ao entrevistador ou apertá-la como um halterofilista é um mal começo. É preciso dosar a força ao cumprimentar, mas não tentar convencer o entrevistador de que é íntimo dele. Também é de bom-tom evitar gestos expansivos e falar mais com as mãos do que com a boca. Consultores lembram que colocar o dedo no nariz ou no ouvido é inconveniente em qualquer situação.

Molho e bebida podem causar acidente à mesa
Entrevistas podem ocorrer durante o almoço ou jantar. Trata-se de uma técnica para avaliar também o comportamento social do candidato. Os cuidados, portanto, devem ser rebobrados. Pondere sobre seu grau de resistência a bebidas alcoólicas. Também é conveniente escolher pratos sem molho para evitar acidentes.

Em caso de tensão, recuse o cafezinho
Nervosismo e ansiedade provocam reações facilmente identificadas pelo entrevistador. O primeiro passo para amenizar a situação é sair de casa com antecedência –os atrasos são imperdoáveis. Ter um lenço para enxugar o suor da testa e das mãos antes de entrar na sala é sempre providencial. Diante do entrevistador, é preciso relaxar. Dica: mantenha a coluna reta, respire fundo e solte o ar devagar. Se a tensão for grande e as mãos tremerem, recuse educadamente o cafezinho. Fumantes não devem acender cigarros, charutos e afins na frente do entrevistador.

Texto Anterior: Empresa multinacional faz sabatina em inglês
Próximo Texto: Exames vestibulares não justificam faltas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.