São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clubes do Brasil aparecem em HQ

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DO ENVIADO A NAGOYA

As aventuras de Tsubasa (pronuncia-se "tiçubassa") fazem muito sucesso no Japão. É um mangá, ou seja, uma história em quadrinhos extensa, de 200 a 300 páginas. Sua leitura, porém, é muito rápida.
A parte de texto é mínima e a história é relatada praticamente pelas imagens, de muito impacto.
"Por serem semanais e feitas com pouquíssima antecedência, os autores de mangá buscam muitas referências no cotidiano", explica Francisco Sato, membro da Associação Brasileira de Desenhistas e Ilustradores de Mangá.
Para Sato, esta é a razão para Tsubasa ser jogador do São Paulo. "O time conquistou seus dois títulos mundias no Japão. Para os adolescentes japoneses, que são o público-alvo da revista, o máximo que um jogador pode fazer é jogar no São Paulo", diz.
Outros clubes brasileiros são retratados nas histórias de Tsubasa, como Flamengo e Grêmio. E provam a força da disputa do Mundial Interclubes em Tóquio.
O time carioca venceu o torneio em 1981, contra o Liverpool, enquanto os gaúchos bateram o Hamburgo SV, dois anos depois.
Tsubasa é um herói, mas não tem poderes sobrenaturais. É apenas um jovem que joga futebol e sonha ser campeão mundial de juniores pelo Japão.
(JHM)

Texto Anterior: Futebol se consolida como segundo esporte no Japão
Próximo Texto: Alcindo é cortado do Kashima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.